Seguro prestamista: o que é?

Fala corban, você sabe o que é o seguro prestamista?

Você vende crédito consignado, mas ainda não oferece o seguro prestamista aos seus clientes? Você está perdendo dinheiro!

Antes de tudo é importante saber que o seguro prestamista é um cuidado importante, além de ajudar o seu cliente em situações inesperadas, que podem ocorrer durante o prazo do contrato, o seguro tem diversas vantagens para o cliente e dá a você correspondente a possibilidade de rentabilizar mais com a operação.

No artigo de hoje, você vai entender melhor o que é, como funciona e como você pode rentabilizar mais incluindo esse produto no seu portfólio. Confira!

 

O que é o seguro prestamista e qual a sua importância?

O seguro prestamista é uma modalidade de seguro que cobre o valor total ou parcial de empréstimos e financiamentos nas situações contempladas na apólice. A cobertura pode abranger a perda involuntária de emprego, acidente com invalidez temporária ou permanente, morte ou doença grave que impeça o segurado temporariamente de trabalhar.

Em qualquer dessas situações, ter o seguro prestamista como garantia é uma escolha inteligente e você não deve deixar de oferecer essa opção para o seu cliente.

Além de quitar a dívida parcial ou total junto ao banco, caso haja saldo remanescente, esse valor vai para os beneficiários legais do cliente segurado.

 

Regras e produtos

As regras do produto estão detalhadas na Resolução 439 da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP que traz também os critérios para a operação.

Veja a seguir alguns dos produtos de crédito que podem ser vinculados ao seguro prestamista:

  • Cheque especial
  • Cartão de crédito
  • Parcelamentos
  • Financiamento de imóveis ou veículos
  • Consórcios
  • Empréstimos em bancos e financeiras

 

Cobertura do seguro prestamista

Desse modo, o seguro prestamista existe para cobrir eventos inesperados, que podem ser temporários ou não. Conheça as principais coberturas:

  • Morte, por qualquer causa
  • Invalidez permanente por acidente
  • Desemprego involuntário. Neste caso, o seguro não cobre demissões por justa causa ou demissão voluntária, ou seja, quando o segurado pede demissão.
  • Incapacidade física temporária, seja por acidente ou doença grave.

As condições de cobertura são detalhadas na apólice do seguro, dessa forma, é importante que você sempre oriente o seu cliente a ler esse documento com atenção.

 

Quem é o beneficiário do seguro prestamista?

O beneficiário do seguro é o credor, ou seja, a instituição financeira que emprestou o dinheiro ao segurado. A indenização será paga diretamente à instituição. Se o valor da dívida for menor do que o da indenização, a diferença será paga ao segundo beneficiário, que pode ser o próprio segurado ou, em caso de morte do segurado, a pessoa indicada por ele no momento da contratação.

 

Por que oferecer esse produto?

O seguro prestamista reduz o risco das operações e isso impacta diretamente o canal correspondente. Quanto maior o risco dos bancos nas operações de crédito, maior será a taxa dos contratos e menor será a comissão paga ao corban, por isso a inclusão do seguro prestamista é muito positiva nas operações.

Como o seguro prestamista é uma garantia contra inadimplência, a apólice é ofertada juntamente com o crédito, mas o cliente não é obrigado a contratar, A Resolução 365/2018 da SUSEP veda a imposição do seguro como condição para a contratação de uma operação de crédito, além disso, o artigo 39, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor proíbe a chamada  “venda casada”.

O cliente precisa saber que está contratando um seguro e tem direito de optar ou não pelo produto.

 

Dicas para ofertar o seguro:

O seguro prestamista é um benefício, uma garantia para a instituição mas, sobretudo, uma segurança para quem contrata empréstimo ou financiamentos. Para ofertar esse produto é necessário mudar a chave da comunicação destacando o pacote de benefícios que o cliente tem ao contratar.

A oferta precisa ser uma venda consciente, e não um produto embutido sem o consentimento do cliente. Do contrário, o correspondente corre o risco de perder a rentabilidade, além de não assegurar a proteção da sua carteira de clientes.

 

Oferta clara

Muitas vezes o cliente é o único provedor de renda e para ele é importante resguardar a família caso haja alguma eventualidade. Por isso, para garantir o sucesso da venda, é importante fazer uma oferta clara, com informações verdadeiras utilizando uma linguagem que o cliente consiga compreender.

É importante que o cliente compreenda a importância do seguro e faça uma análise da sua saúde financeira, avaliando se possui ou não uma reserva de emergência com a qual possa quitar a dívida caso seja necessário. Entendendo os benefícios do produto seu cliente não terá dúvidas de que contratar com seguro prestamista é a opção mais inteligente.

A base de toda a venda é conhecer muito bem o produto que você está ofertando! Conheça a fundo todos os benefícios que o seguro prestamista oferece para o seu cliente.  O seguro tem que estar no DNA da sua operação porque isso vai fazer toda a diferença na sua rentabilidade!

Agora que você já sabe as vantagens do seguro prestamista, não deixe de incluir esse produto na sua estratégia de vendas!

 

Parceiros Lev

Ainda não é parceiro Lev?

Faça seu cadastro e produza com a promotora de crédito que oferece as melhores condições!

Clique aqui e seja parceiro!

Deixe um comentário