Cartão Consignado vale a pena?

 

Vale a pena vender cartão consignado?

Olá, corban, está preparado para vender cartão consignado?

No artigo de hoje você irá descobrir se é um produto que vale a pena ter no seu portfólio, mas antes de falarmos sobre as vantagens de trabalhar com essa linha de crédito, é importante rever alguns conceitos sobre o produto:

 

O que é e como funciona o cartão consignado?

Assim como qualquer tipo de cartão de crédito, o cartão de crédito consignado pode ser utilizado para fazer compras à vista ou parceladas, além de sacar dinheiro de acordo com o limite disponível.

Ele é muito semelhante a um cartão de crédito comum. Mas, diferente das opções de cartões convencionais, ele é exclusivo para:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Beneficiários do BPC – Loas;
  • Servidores públicos federais,
  • Servidores públicos estaduais e municipais;
  • Militares das Forças Armadas;
  • Trabalhadores do setor privado celetistas conveniados a algum consignado privado.

Outro diferencial dessa modalidade de crédito é que, o pagamento do valor mínimo da fatura é descontado automaticamente do salário ou benefício do titular, ou seja, do seu cliente. Lembrando, que esse desconto não pode ultrapassar 5% do valor do salário ou benefício.

Além disso, seu cliente pode sacar, em dinheiro, até 70% do valor do limite do cartão, sendo que os demais 30% podem ser utilizados para compras à vista ou parceladas.  O cartão de crédito consignado é aceito na maioria das lojas físicas e virtuais. Para seu cliente, muitas vantagens em um único produto e, para você, corban, grandes oportunidades de negócio!

 

Como são os juros?

O cartão consignado tem a menor taxa de juros do mercado! Por isso você deve utilizar essa informação como argumento na horas das vendas.

O teto, ou seja, o valor máximo de juros do cartão de crédito consignado é de 2,61% ao mês, de acordo com a última determinação do Conselho Nacional de Previdência Social, em 11 de janeiro de 2024, enquanto nos cartões convencionais as taxas podem ser superiores a 14%.

Para quem adere ao consignado privado, os juros aplicados podem ser diferentes, conforme o convênio e a política interna da instituição financeira.

 

Principais vantagens do cartão de crédito consignado

Confira agora algumas vantagens que seu cliente tem ao contratar o cartão consignado e que fazem dessa linha de crédito um dos melhores produtos para explorar no seu portfólio:

  • Taxa de juros mais baixa

Como o risco de inadimplência é menor nas linhas de crédito consignado, as taxas de juros aplicadas também são menores. Os juros do cartão de crédito consignado são limitados e não podem ultrapassar 2,61% ao mês, enquanto que nos cartões convencionais os juros podem ultrapassar 14%.

Isso faz com que esse seja um excelente produto para ofertar, sobretudo para clientes entrantes, que passam a ter a oportunidade de substituir o cartão convencional pelo consignado. Em algumas situações, oferecer o cartão consignado é uma excelente opção para estreitar o relacionamento com o cliente.

  • Disponível para negativados

Com o risco de inadimplência mitigado pelo desconto automático no salário ou benefício, as instituições financeiras podem flexibilizar alguns processos de análise de crédito, eliminando por exemplo a consulta ao SPC e SERASA. Isso permite que você oferte esse produto inclusive para clientes elegíveis que possuem alguma restrição de crédito.

  • Permite saques

Além de crédito, o cartão consignado possibilita o saque em dinheiro de até 70% do limite em algumas instituições financeiras. Esta é uma excelente opção para clientes que já utilizaram toda a margem para empréstimo e precisam de algum recurso.

Além disso, como o limite é rotativo, à medida que o cliente paga as faturas mensais é possível ofertar saques complementares. Vantagem para o cliente que tem acesso a um novo crédito e para você, corban, que rentabiliza novamente com a operação!

Agora que você já sabe que operar com o Cartão de Crédito Consignado vale muito a pena, está na hora de colocar a mão na massa e incluir esse produto na sua estratégia de vendas.

 

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