Como definir uma persona para crédito consignado

Personas? O que são? O que comem? Ondem vivem?

Corban, você sabia que essas informações são fundamentais para o seu negócio?

A dica de hoje é sobre um tema muito importante para os negócios.

Exemplos de personas

“Dona Maria tem 68 anos, ensino fundamental incompleto e é pensionista do INSS. Sua renda mensal é de R$ 1.412,00, um salário mínimo. Dona Maria é viúva e mora em uma casa simples de três quartos na zona leste de São Paulo com dois filhos, duas noras e cinco netos. Dona Maria sonha em reformar a casa e contribuir para a formação dos netos, para que eles tenham mais oportunidades. A pensão que a Dona Maria recebe do INSS é uma das principais fontes de renda da família, ela tem um perfil de crédito tomador e frequentemente usa o consignado para obter recursos para ajudar um dos filhos.”

O que você acabou de ler é um exemplo de persona.  Quer saber mais sobre o que são personas e a importância delas para a prospecção?

Então fique com a gente e aprenda como criar as personas para o mercado de crédito!

O que é uma persona?

Desde já, é importante saber que a persona é uma representação do seu cliente ideal, uma personificação do público que a sua empresa pretende alcançar.

Sendo assim, o objetivo da criação da persona é trazer uma melhor compreensão sobre quem é o seu público. Para criar uma persona levamos em conta dados sobre demografia, motivações, objetivos, necessidades, desafios, preocupações, características e comportamentos dos clientes. Quanto mais específico e detalhado for o perfil da persona, mais assertiva será a estratégia de prospecção.

 

Diferenças entre personas e público-alvo

Apesar de muitas vezes público-alvo e persona serem tratados como a mesma coisa, há diferenças entre esses dois termos, veja:

Público-alvo: Mulheres de 60 a 75 anos, aposentadas e pensionistas, alfabetizadas, com renda média mensal de até R$ 2.000,00.

Persona: Dona Maria tem 68 anos, ensino fundamental incompleto e é pensionista do INSS. Ela gostaria muito de ter condições de reformar a casa. Dona Maria usa os recursos do crédito consignado para investir na educação dos netos e ajudar os filhos.

Como você pôde perceber, o público-alvo é mais abrangente e engloba um grupo de pessoas com características gerais e comuns, enquanto a persona é mais específica e humanizada.

É muito comum utilizarmos nomes e fotos para humanizar nossas personas, essa riqueza de detalhes faz com que você conheça o seu público e consiga definir as melhores estratégias para abordar cada perfil de cliente.

 

Como criar uma persona?

Agora que você já sabe o que é uma persona, pode partir para a criação dessa personagem fictícia tão importante para guiar sua estratégia de prospecção.  Há diferentes recursos que podem ser utilizados nessa criação.

Existem ferramentas online que te ajudam a criar o seu cliente ideal, uma delas é o gerador de personas online da RD Station, uma ferramenta gratuita que você pode utilizar para criar a persona da sua empresa e garantir que suas estratégias de marketing estejam alinhadas com o público certo para o seu negócio.

As personas não são criadas por simples achismos ou intuição. É importante que o processo de criação seja conduzido a partir de dados e informações reais.

Tenho que pesquisar?

Mesmo que você tenha muita experiência no mercado, evite acreditar que já sabe tudo sobre quem são os seus clientes. Essa percepção pode ser traiçoeira, te levar à criação de uma persona que não retrata com fidelidade o perfil ideal do seu cliente e comprometer sua estratégia.

Você pode criar mais de uma persona, dependendo do quão diversificado for o seu público e de acordo com a variedade dos produtos de crédito com os quais você trabalha. Mas cuidado para não exagerar, criar muitas personas pode fazer com que você perca o foco das suas estratégias.

 

Como criar uma persona para o crédito consignado?

Para criar uma persona de crédito consignado, primeiro você precisa definir qual o perfil ideal de cliente para cada linha de crédito e determinar as características e principais hábitos de consumo desses clientes.

Também é essencial conhecer a fundo o roteiro operacional de cada banco e os diferenciais de cada um deles.

Além disso, é importante determinar se é um cliente tomador ou entrante, se costuma contratar no prazo do convênio ou em menos vezes, se utiliza toda a margem ou se contrata valores menores e por qual motivo esse cliente toma empréstimos.

 

Mas qual a importância da persona?

Sem uma persona definida é possível que você se perca e acabe comprometendo sua prospecção por não saber exatamente o público que pretende alcançar!

Agora que você já sabe a importância de definir a persona para a oferta de crédito consignado, está na hora de colocar a mão na massa e aplicar tudo isso na sua estratégia de vendas.

 

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