8 cuidados para não cair em golpes ao contratar um crédito consignado

Nos últimos tempos diversos tipos golpes voltados aos beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), se proliferaram no mercado de crédito. Deste modo, o crédito consignado, que é considerado um dos melhores do setor, acabou sendo atingido por alguns desses golpes.

O crédito consignado é uma das modalidade de empréstimo pessoal mais atrativas, pois as parcelas são descontadas diretamente no salário ou benefício previdenciário do cliente e possuem taxas de juros mais baratas e maiores prazos para pagamentos.

Esse empréstimo pode ser uma boa alternativa para quem sonha em empreender, ampliar os negócios, viajar, liquidar as dívidas e até adquirir um bem, mas é preciso tomar alguns cuidados no momento da contratação para não cair em armadilhas.

8 dicas para não cair em golpes ao contratar crédito consignado
8 dicas para não cair em golpes ao contratar crédito consignado

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes que, com certeza te ajudarão a não cair nesse tipo de golpe:

1.    É fraude! Taxa extra não existe

Jamais pague por qualquer taxa cobrada pelo vendedor no momento da negociação. Afinal, essa cobrança é ilegal!

2.    Cuidado com boletos de terceiros

Não realize pagamentos de boletos entregues ou enviados por uma terceira pessoa. Pode ser golpes!

3.    Não realize devoluções é golpe!

Os bancos não efetuam ligações para pedir devoluções totais ou parte do recurso depositado na sua conta. Fique atento!

4.    Pesquise bem

Antes de tudo ao fechar qualquer negócio, pesquise sobre a empresa que está oferecendo o crédito. Então, veja se ela é de confiança e se está autorizada a fazer esse tipo de empréstimo.

5.    Desconfie das ofertas mirabolantes

Se a oferta parecer boa demais para ser verdade, desconfie. Golpistas costumam usar promessas muito vantajosas para atrair a sua atenção.

6.    Leia tudo com calma para não cair em fraudes!

Desse modo, nunca assine um contrato sem antes ler o conteúdo com muita atenção. Enfim, se algo não estiver claro, pergunte e peça para explicarem quantas vezes for preciso.

7.    Para não cair em golpes cuide das suas informações pessoais

Sobretudo, não compartilhe dados pessoais, como números de documentos, senhas ou informações bancárias, a menos que você tenha certeza de que está lidando com uma empresa de confiança.

8.    Verifique o site e o endereço

Ou seja, certifique-se de que o site da empresa é seguro, que apesenta informações de contato claras e um endereço físico. Afinal, golpistas costumam operar apenas pela internet.

O que fazer quando desconfiar que é fraude?

Lembre-se: se você suspeitar de alguma atividade fraudulenta ou não se sentir seguro com a oferta, procure por uma instituição financeira de confiança e denuncie!

Caso precise, não hesite em entrar em contato com os nossos canais de denúncia:

0800 712 5600

WhatsApp: (16) 3712-5638

Fui vítima de um golpe. E agora?

Se o beneficiário vier a ser vítima de qualquer um dos golpes ou outro tipo de abordagem suspeita, ele deve registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima e comunicar o INSS, assim como ao banco em que o pagamento do benefício é efetuado.

Também é fundamental que o segurado verifique suas contas bancárias e cartões de crédito e débito para identificar se houve alguma transação desconhecida e tomar as medidas cabíveis.

Você também pode entrar em contato pelos nossos canais!

———–

Lembre-se:  o crédito consignado pode ser a solução financeira para a realização dos seus sonhos, mas antes de contratar siga todas dicas para não cair em nenhum golpe!

Deixe um comentário