Gestão financeira eficiente: conheça as informações essenciais

Cuidar bem da gestão financeira da sua empresa é, acima de tudo, fundamental para garantir o crescimento e o sucesso nos negócios. Deste modo, selecionamos algumas informações importantes que  irão ajudá-lo a avaliar como está seu gerenciamento financeiro.

 

Informações essenciais para gestão financeira eficiente
Informações essenciais para gestão financeira eficiente

Por onde começar na gestão financeira?

Em primeiro lugar nessa análise, uma ótima abordagem é utilizar o DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, um relatório contábil que oferece uma visão clara das operações da empresa. Desse modo, preparamos as informações essenciais de gestão financeira que devem constar na DRE:

Margem Líquida

A margem líquida tem como objetivo indicar se o negócio foi lucrativo em um determinado período. Assim, para calcular, basta dividir o Lucro Líquido (após os impostos) pela Receita Total e multiplicar o resultado por 100.

Ou seja: margem líquida = lucro líquido após impostos ÷ receita total x 100

Rentabilidade

A rentabilidade representa quanto o seu dinheiro renderá diante do investimento total realizado em um determinado período. Dessa forma, para calcular, basta dividir o Lucro Líquido pelo Investimento Total e multiplicar o resultado por 100.

Rentabilidade = lucro líquido após impostos ÷ investimento total x 100

Retorno

O Payback é um cálculo que permite estimar em quanto tempo os lucros trazidos por um investimento cobrirão o valor aplicado inicialmente. Para calcular basta dividir o Investimento Total pelos Ganhos no período.

Retorno = investimento total ÷ ganhos no período

Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio é o valor ou quantidade mínima que uma empresa precisa atingir em vendas para cobrir os custos das mercadorias vendidas, despesas variáveis ​​e despesas fixas. Isso acontece quando a Margem de Contribuição iguala os custos e despesas fixas.

Ponto de Equilíbrio: custos e despesas fixas ÷ margem de contribuição

Lucratividade

A lucratividade representa a porcentagem dos ganhos que a empresa obtém em relação ao esforço e trabalho investidos no negócio. Para calcular basta dividir o Lucro Líquido pelo total da Receita e multiplicar o resultado por 100.

Lucro líquido ÷ receita total x 100

 

Agora que você já conhece os indicadores que são essenciais para a gestão financeira do seu negócio, aplique-os de forma estratégica na sua empresa.

Utilize essas ferramentas para tomar decisões importantes e crescer ainda mais no mercado. Sua compreensão e prática dessas estratégias são fundamentais para o sucesso do seu negócio!

Quer ter acesso a mais conteúdos para alavancar a sua empresa? Confira todos os posts do nosso blog.

 

Deixe um comentário