Vale a pena vender Portabilidade?

A portabilidade é um produto polêmico, muitos correspondentes preferem não trabalhar com essa linha de crédito por considerar arriscado e pouco lucrativo. Mas será que é isso mesmo?

Nesse artigo, trazemos alguns mitos e verdades sobre a portabilidade de crédito, um produto com alto potencial de escala que pode te ajudar a rentabilizar ainda mais!

Ah, mas a comissão é menor que a de um contrato novo!

Sim, realmente, mas o poder de escala e a facilidade de fechar vendas abre um mar de oportunidades para quem se especializa. Mas antes de vender é necessário conhecer muito bem o produto.

O que é a portabilidade de crédito consignado? 

A portabilidade é a possibilidade de transferir um empréstimo consignado de uma instituição financeira para outra, com melhores condições de contrato, seja para diminuir os juros ou até mesmo obter algum valor sem precisar fazer um novo empréstimo. Confira as modalidades:

  • Portabilidade Pura: quando o cliente apenas transfere o contrato com o intuito de reduzir as taxas e diminuir o valor da parcela que é descontado do benefício. Nessa modalidade, a quantidade de parcelas que restam para serem pagas não é alterada;
  • Portabilidade com Refinanciamento: quando o cliente refinancia o contrato no prazo do convênio. Nessa categoria, o cliente tem a possibilidade de receber o troco da transação, mantendo o valor da parcela.

O processo de portabilidade é regulamentado pela Resolução nº 4.292 do Banco Central, que estabelece as principais regras da operação.
Além disso, o Documento Correlato do Autorregulação estabelece as  melhores práticas para a modalidade, a fim de que o processo seja seguro e transparente para devedores e credores.

É difícil trabalhar com a portabilidade? 

A portabilidade possui muitas etapas entre a venda e a liberação do crédito, por isso é um contrato que demora mais para ser pago ao cliente. Isso faz com que muitos correspondentes acreditem que é difícil trabalhar com esse produto, mas isso não é verdade!

No entanto, é necessário que o correspondente fique atento a alguns pontos:

É fundamental analisar as informações do contrato e verificar se ele poderá ou não ser portado, de acordo com as regras gerais do produto e com as políticas internas de cada banco.
Depois da inclusão da proposta, um comando é enviado para a CIP, que irá intermediar o processo de solicitação e pagamento de saldo entre os bancos, esse processo demora 5 dias úteis. Assim que o saldo for quitado a portabilidade estará concluída.

  • CIP é a sigla para Câmara Interbancária de Pagamentos, uma associação civil que integra o Sistema de Pagamentos. A CIP é responsável por processar a transferência de valores entre uma instituição financeira e outra.
    No processo da portabilidade de crédito é a CIP que intermedia a solicitação de saldo e a confirmação do pagamento, por exemplo.

Caso o cliente queira receber o troco, é necessário fazer o refinanciamento do contrato após a averbação da portabilidade. Todo esse processo leva em torno de 15 dias para ser concluído. É importante acompanhar com atenção o status da proposta durante esse período.

É fundamental informar todos os processos ao seu cliente, orientando sobre como fazer a formalização digital. Para ter mais conversões, envie o link na primeira hora, assim ele não se esquecerá de formalizar a proposta!  Além disso, não deixe de explicar que o banco credor poderá entrar em contato para confirmar a operação.

Quanto ao risco da operação, a margem ficará reservada para o banco proponente, isso reduz o risco de o cliente utilizar a margem para contratar um novo empréstimo.
Quem trabalha com portabilidade precisa ter em mente que esse produto não gera rentabilidade imediata, pois a venda apenas será comissionada após a conclusão de todos os processos, que pode levar 15 dias ou mais. Para ter uma rentabilidade maior, é importante focar em clientes com contratos mais altos.

Confira a seguir algumas das principais vantagens de trabalhar com portabilidade:

  • Maior volume de negócios e oportunidade de trabalhar com sua carteira de clientes;
  • Possibilidade de escalar as vendas e um funil de clientes que não se esgota.

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